Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS)

Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins

COORDENADOR
 

 Histórico

O Núcleo de Estudos de Administração Brasileira (ABRAS), sediado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi criado em 1988 no Departamento de Administração dessa Universidade com o nome: Grupo de Pesquisa em História Administrativa do Brasil. Transferido para a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV) em 1996, como Programa de Estudos de Administração Brasileira, este grupo retornou à sua Instituição de origem (UFF) em 2012. Seu objetivo central é o estudo do "espaço-dinâmica organizacional" no Brasil como fenômeno histórico, político, econômico e cultural, isto é: como lócus de (re)produção do simbólico sobre o trabalho, seu sítio de ocorrência e sua gestão, tendo como referência teórica o pensamento social e os intérpretes do Brasil. As atividades e os produtos do ABRAS se orientam pelas seguintes trilhas temáticas:

  1. Organização do Governo e Administração Pública brasileiras;
  2. Gestão de Empreendimentos e Negócios no Brasil e Administração das Organizações Não-Governamentais ; e
  3. dos Movimentos Sociais brasileiros.

A principal meta do ABRAS foi alcançada em 1992 com a introdução da disciplina Administração Brasileira entre os temas obrigatórios no currículo do Curso de Administração da UFF e, em 2011, com a criação do Mestrado em Administração desta IES - tendo como uma de suas linhas de pesquisa a Administração Brasileira. A partir de junho de 1996 a disciplina Administração Brasileira passou a ser oferecida, também, aos programas de pós-doutoramento e pós-graduação da EBAPE/FGV e, de 2011 em diante, ao curso de graduação dessa Escola. Em 2006 o Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) incluiu essa temática em seu novo currículo e o Grupo de Pesquisa em Administração Brasileira Contemporânea entre os seus núcleos de pesquisa. A convite do PPGA da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o ABRAS ministrou, no segundo semestre de 2008, um seminário para os Cursos de Mestrado e Doutoramento daquela Universidade. No momento, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está incluindo o estudo de Administração Brasileira entre as disciplinas do seu Programa de Pós-Graduação em Administração (em criação).

Organizado em rede, o ABRAS reúne presentemente mais de cinquenta IESs brasileiras, sul-americanas e ibéricas. Suas atividades são apoiadas pela CAPES, CNPq e outras instituições.

A significativa produção acadêmica deste Núcleo inclui, além dos cursos e disciplinas ministrados, a publicação de livros, artigos em periódicos e congressos da área e a organização de eventos nacionais e internacionais sobre o tema.


Generic placeholder image
Generic placeholder image

Desenvolvido para o Núcleo ABRAS - Todos os direitos reservados
TISERV - Tecnologia da Informação à seu Serviço